Oi meus queridos,
A gente cresce com histórias de príncipes, filmes de heróis ou heroínas, amizades a la Os Mosqueteiros e é algo tão enraizado que levamos para nossa vida.
Quem nunca se imaginou uma Rosie, um Dartagnan, um aluno do Professor John Keating ou ainda um membro de Grinfinória?
E sabem, imaginar não é ruim, pelo contrário. Faz bem pensar e desejar coisas boas, eu particularmente acredito na energia do movimento e do pensamento.
Bom nem todo mundo pensa assim e tem muitas pessoas que se valem daquilo que parece mais fraco e, adivinhem só, pessoas com alguma particularidade acabam sendo um belo alvo.
Por Que?
Valores internos como segurança e auto estima são formados gradativamente, ninguém nasce se achando lindo ou perfeito. Vamos imaginar um papel?
Quando nascemos somos um papel e todas as nossas impressões irão formar o desenho da nossa vida. Pode ser uma obra de arte se recebemos uma criação amorosa e um ambiente de respeito, pode ser rabiscos ou ainda pode ser borrões.
Quando nosso papel está assim, cheio de borrões, fica difícil identificar aquilo que está na frente e aí os papéis de má qualidade aparecem para compor nosso caderno.
Nem sempre é fácil de perceber, muitas das vezes as atitudes são justamente o contrário e acabamos por pensar que aquela pessoa (amizade, relacionamento, chefias) fará nossa vida melhor mas não.
Sapos encantados surgem na nossa história onde deveria ser o espaço do final feliz e tudo aquilo, mas eles nos usam contra nós mesmos.
Comportamentos passivo agressivos, imposições, ataques à auto estima, favores financeiros, favores intelectuais, favores patrimoniais, insultos, elogios condicionais ou bajuladores, encontros ou passeios solo... esses e muitas outras atitudes são sinais de que estamos com sapos na nossa história.
Não é fácil se livrar e para nós neurodiversos identificar é mais difícil ainda.
O que posso dizer é, confie na sua intuição.
Todos nós temos uma voz interna, algo nosso que se incomoda quando algo não vai bem e sabem de uma coisa, é bom ouvir.
Por mais que hoje em dia se faça memes com "vozes da cabeça" em muitos momentos essas vozes nos dizem para aonde ir, ainda mais se nossa rede de apoio for pequena.
Não tenha medo de pedir opiniões.
Sei bem que a independência nos é algo caro mas nem sempre isso deve ser prioridade. Nossa prioridade precisa ser nossa paz!
Com o tempo e a observação a tendência é que esses arranjos desarranjados diminuam e não se surpreenda se o número de contatos diminuir também.
Mas sabem de uma coisa boa?
Nossos amigos costumam ser os mais sinceros pois tem que ser assim para andar com pessoas sem filtros sociais como nós.
Se você é neurotípico e veio parar aqui isso também vale para você, nada de borrões nas páginas.
Podemos combinar isso?
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário